Assim como a Wanga, Nahuallotl é tanto um sistema religioso quanto uma forma de magia. Os Tlacique acreditam que sua magia provém de Tezcatlipoca e outros antigos deuses da América Central e do Sul, deuses aos quais os Tlacique ainda clamam. Eles acreditam que esses deuses exigem sacrifícios, que o sol necessita de sangue e corações para se manter vivo dia após dia. Segundo a fé asteca a Terra já havia morrido quatro vezes e, ao fim dessa quinta era atual, haverá o fim de tudo o que existe. Os Tlacique ainda acreditam nisso e tanto seus ritos religiosos quanto sua magia refletem a constante necessidade de se oferecerem sacrifícios aos poderes vigentes.
Não existe nenhum registro de que um Tlacique tenha ensinado de livre e espontânea vontade o sistema Nahuallotl a um forasteiro, mas mesmo que isso tenha acontecido, um nahualli infiel sofre as mesmas penalidades nos testes que os wangateurs infiéis.
A prática habilidosa de Nahuallotl confere um respeito substancial dentro da linhagem. Um Tlacique nunca poderá ter mais do que um ponto em Status dentro da linhagem a menos que possua algum conhecimento da magia do sangue. Apesar de Nahuallotl não ser uma disciplina de Clã, sua prática é muito difundida e qualquer personagem Tlacique que quiser aprender Nahuallotl com pontos de bônus poderá fazê-lo (a menos que isso viole o conceito básico do personagem, é claro, ou que o Narrador decida restringir esse acesso).
Apesar de a prática estar crescendo — tanto quanto isso seja possível dentro de uma linhagem tão pequena — os anciões Tlacique choram lágrimas de sangue ao relembrarem a grandiosidade perdida da mesma. O expurgo Sabbat destruiu uma quantidade enorme do conhecimento e da prática do Nahuallotl. Enquanto vários neófitos recebem as instruções básicas, menos que uma dúzia dos nahualli de real poder sobreviveram até as noites atuais e apenas um punhado dos rituais ainda são conhecidos.
Nahuallotl possui a mesma mecânica da Taumaturgia, mas continua sendo distinto e incompatível com esta devido a sua forma e os seus procedimentos. A ativação das trilhas ainda requer o teste de Força de Vontade, e rituais ainda requerem o teste de Inteligência + Ocultismo, com a dificuldade baseada no nível do poder usado.
Trilhas Nahuallotl
Apesar de elas terem sido criadas de forma independente, muitas das trilhas Nahuallotl simulam aquelas invocadas por formas mais familiares de magia do sangue; apenas o nome e os procedimentos variam. Quando um nahualli invoca o poder de uma trilha ele deverá derramar fisicamente os pontos de sangue gastos. Os astecas acreditavam que o sangue proveniente dos lóbulos das orelhas, língua e genitais possuíam uma potência especial, e vários nahualli carregam consigo um grande espinho de cacto usado para derramar o sangue requerido. Somado a isso, ainda são executados os clamores aos deuses. As trilhas mais comum ao sistema Nahuallotl e seu equivalente em Taumaturgia são fornecidos abaixo. Além desses, Nahuallotl ainda possui uma trilha exclusiva.
Trilha Nahuallotl Trilha Taumatúrgica
Fluxo do Líquor Divino Trilha do Sangue
Caminhos Secretos de Tezcatlipoca Trilha da Corrupção
Glória de Huehueteotl Sedução das Chamas
Ritos de Tezcatlipoca Manipulação Espiritual
Sopro de Quetzalcoatl Controle Climático
Açoite de Xipe Totec
Xipe Totec, "Nosso Senhor do Esfolado", é o deus do sofrimento, e vários de seus ritos envolvem o esfolamento da pele da vítima com uma lâmina obsidiana. Essa trilha permite que o nahualli tenha controle sobre a dor propriamente dita.
l Fado Alheio
O nahualli pode diminuir a dor alheia ao absorvê-la parcial ou totalmente para si mesmo.
Sistema: O feiticeiro toca o alvo após derramar um ponto de sangue e entoar uma oração em nome de Xipe Totec. Os sucessos obtidos no teste de Força de Vontade indicam a quantidade de penalidades na parada de dados que ele poderá transferir (apesar de que não é obrigatório que se absorva tudo que se pode). Assim, se um companheiro estiver no nível de vitalidade Ferido Gravemente (-2 de penalidade) e o jogador conseguir dois ou mais sucessos, ele poderá absorver 1 ponto de penalidade na parada de dados (deixando o companheiro apenas com a penalidade de um dado) ou 2 dados (deixando o companheiro sem penalidades). Isso não significa que nenhum dano real ou nível de vitalidade tenha sido transferido, mas apenas as penalidades a eles relacionadas. O poder dura por uma cena, ou até que o nahualli decida desativá-lo. Se o sujeito decidir resistir a esse poder por algum motivo ele deverá fazê-lo por meio de um teste de Força de Vontade, dificuldade de 5; sendo que seus sucessos subtraem os do nahualli.
ll Estilhaçado de Obsidiana
O nahualli poderá, temporariamente, ignorar penalidades derivadas de feridas. De fato, nenhuma ferida é curada; isso apenas anestesia a dor. Esse poder só pode ser usado no próprio magista.
Sistema: O nahualli derrama um ponto de sangue e clama por Xipe Totec. O feiticeiro poderá ignorar uma quantidade de penalidades equivalente ao número de sucessos. Esse poder dura uma cena.
lll Enfadar o Outro
O magista pode reduzir a própria dor ao infligi-la em outro.
Sistema: O feiticeiro precisa tocar o alvo enquanto derrama um ponto de sangue e entoa uma oração a Xipe Totec. Esse poder pode ser resistido com um teste de Força de Vontade, dificuldade de 8; sendo os sucessos usados para subtrair dos do magista. O total de sucessos restantes indica o número de penalidades na parada de dados que ele poderá infligir (apesar de que não será forçado a infligir o número total de sucessos). Assim, se o feiticeiro está no nível Ferido Gravemente (-2 de penalidade) e consegue alcançar dois ou mais sucessos, ele poderá infligir a penalidade de um dado sobre a vítima (ficando ele com apenas um dado de penalidade) ou dois dados (ficando completamente livre de penalidades). Um nahualli não poderá transferir mais dor — ou penalidades — do que aquelas que atualmente sofre. Esse poder não transfere as feridas em si ou os níveis de vitalidade, apenas as penalidades na parada de dados. O poder dura por uma cena, a menos que o nahualli decida acabar com ele antes disso.
llll Gume da Obsidiana
Agora o nahualli é capaz de causar dano à distância. Feridas aparecem na pele da vítima como se uma lâmina invisível estivesse sendo usada.
Sistema: Gume da Obsidiana requer o costumeiro derramamento de sangue seguido de oração. A vítima não poderá resistir com Força de Vontade, mas poderá absorver o dano letal. A parada de dano é equivalente ao somatório da Inteligência do magista com o número de sucessos no teste de Força de Vontade. Esse poder poderá afetar qualquer um dentro do campo visual.
lllll Esfolar
Um incremento extra ao poder Gume da Obsidiana, Esfolar pode ser usado para causar dor e ferimentos a múltiplos inimigos ao mesmo tempo.
Sistema: Esfolar requer que o magista derrame sangue, ore e realize o teste costumeiro. É possível que esse poder afete um número de inimigos, em um mesmo turno, igual ao nível de Inteligência do feiticeiro; fora isso, os mesmos mecanismos de Gume da Obsidiana são usados.
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